terça-feira, 8 de dezembro de 2020

Salve Nossa Senhora da Conceição, padroeira da Bahia.


Hoje, 8 de dezembro, dia de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da Bahia. Celebramos a data com um poema de nosso confrade e presidente emérito, José Newton Alves de Sousa, datado de 1952 e que traduz o nosso pedido para que nossa padroeira nos proteja e interceda pela humanidade nestes tempos tão difíceis.

A foto é do altar da Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia, ornamentado para a data de hoje.


Nossa Senhora da Conceição 

José Newton Alves de Sousa


Nossa Senhora da Conceição,

Virgem bendita, porta dos céus,

Ouve-me a prece do coração,

Ouve os clamores dos lábios meus.


Ouve-me a prece, Mãe piedosa,

Doce Rainha, Mãe de Jesus,

Ouve-me a prece tão dolorosa,

Entre mil trevas buscando a luz.


Teus olhos claros, volve-os à Terra,

Teus olhos puros, imaculados,

Olhos que o Anjo de Paz descerra

Pra que sejamos santificados.


Olha, Senhora, que noite escura

Pesa, gemendo, sobre a cidade.

E é tão espessa, que só a aclara

Teu olhar santo de Piedade.


Olha, Senhora, quanta desgraça

Pelos caminhos e pelos lares!

Dá que a potência da tua Graça

Sustenha a fúria, domine os mares.


Olha, Senhora, quanta tristeza

Pelos tugúrios sem luz nem pão!

Dá que migalha de tua riqueza

Dissipe as trevas e a inanição.


Olha, Senhora, quanta amargura,

Que sofrimentos no mundo inteiro:

E um gesto, apenas, de tua mão pura

Pode salvá-lo do cativeiro.


Olha, Senhora, quanta maldade,

Quanta ameaça de Sul a Norte!

Tem dó de todos, e tem piedade,

que é triste e escura, sem ti, a morte.


Nossa Senhora da Conceição,

Virgem bendita, porta dos céus,

Ouve-me a prece do coração,

Ouve os clamores dos lábios meus.


Não pode o mundo, não pode o inferno

Contra um só raio do teu Amor.

E quando queres, junto ao Eterno,

Vemos espinhos mudando em flor.


Ouve meus rogos, Mãe poderosa,

Dá paz ao mundo, salva a nação,

Tu que é de todas a mãe ditosa,

Nossa Senhora da Conceição.


Bahia, 30-11-1952.

Nenhum comentário:

Postar um comentário