terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

Adeus, querido Saja! Olha por nós daí de cima.



A Academia de Letras e Artes Mater Salvatoris está de luto pela perda do professor José Antonio Saja Ramos Neves dos Santos, o nosso querido Saja, que faleceu ontem em decorrência de uma grave insuficiência cardíaca. Deus lhe deu um coração e uma alma muito grandes para o seu físico tão frágil. Professor da UFBA, ia muito além de seus muros e era altamente vocacionado. Deixou centenas de alunos cujos testemunhos falam de seu impacto em suas vidas. Saja era incansável em sua missão evangelizadora - poderíamos dizer profética - e inspirou a muitos. Saja também era oblato beneditino, assumindo o nome de Irmão Francisco - como não poderia deixar de ser! Foi um dos mentores deste blog e recentemente nos enviou um post, que publicaremos em seguida.

Sua partida gerou grande comoção em toda a cidade.

A nota da Universidade Federal da Bahia é precisa ao descrevê-lo: "Saja era professor do Departamento de Filosofia da UFBA e uma figura pública das mais conhecidas e respeitadas em Salvador, com trânsito entre intelectuais de distintas inclinações e artistas de múltiplas áreas. Era um professor querido e reverenciado por seus alunos, ao longo de quase quatro décadas, e um colega estimado por todos. Indivíduo de cultivada espiritualidade, nele se destacava o traço de um pensamento generoso, amigo do belo, que o fazia sutil e acolhedor, mesmo em tempo de tamanha aspereza".

Reze por nós, querido Saja! Agradecemos a Deus por sua vida e pelo privilégio de sua amizade. Que Nossa Senhora, a Virgem Negra de MontSerrat, sua patrona nessa Academia, o leve suavemente até muito perto da plena luz divina, que agora você vê face a face, e interceda por todos nós em nosso caminho de fé.

Ana Cecília

Um comentário: