segunda-feira, 19 de novembro de 2018

Ladainha de Santo Amaro . Mabel Velloso.


Nossa Senhora Mãe de Jesus / Nossa Senhora que é minha Mãe/ Nossa Senhora de todos nós / Roga por tudo, que tudo é Teu / Roga por cada coisa, por cada ser/ Pelos que cantam, pelos que choram/ Os que Te esquecem, os que Te imploram/Nossa Senhora, Nossa Maria / Ajuda a tudo que peço aqui/ Pois tudo é Teu Doce Maria/ O mar azul desta Bahia/ o céu azul que não tem fim/ Maria dos tamarineiros e do cais de Doutor Pinho/Do manguezal dos riachos/Dos dendezeiros bonitos/ Que enfeitam cada caminho/ Maria das fontes limpas/Da Pedra e de Oliveira/Fonte do Oiti e do Brejo/Maria das cachoeiras/ Do Urubu, da Vitória/Maria das águas claras/ Que brincam por sobre os seixos / Lá no Rio do Timbó/Maria do Subaé de águas tristes pesadas / Maria dos barcos, canoas/Com velas cheias de vento / Maria de Itapema, Maria de Capanema/Maria das canas doces/Dos alambiques, do mel/Dos cajus, dos araçás/Maria das folhas, das flores/Das sementes, dos espinhos/ Maria de cada casa/E de todos os caminhos/Roga por nossa Terra/Por aqueles que sem terra/Lutam pra não morrer/Maria da nossa infância/ Dos carros de boi/Dos bondes que nos levavam/A passear pelos trilhos/ Os dois burrinhos na frente/Maria da Praça, do Conde/ Dos Navios, do Vapor/Maria de toda gente/Maria de todo amor/Maria de cada Igreja/De azulejos, alfaias/ Redomas, lindos altares/ Do Museu, do Paraíso/Maria das Procissões/ Das festas, das romarias/Dos cânticos, da alegria/Maria de cada noite/Maria de todo dia/Maria da esperança/Da ternura, do alento/Maria até do tormento/Da dor, de muita saudade/Dos coretos, dos cinemas/Maria da Lira, do Apolo/ Do Botafogo, Ideal / Maria do Bacurau/e dos Amantes da Moda/Das quadrilhas animadas/Dos ternos e samba de roda/Maculelê, Capoeira e do Baile Pastoril/Maria dos pescadores/Do catador de mapé/Das cordas de caranguejos/Maria dos meus amores/ Dos meus sobrados tristonhos/Dos meus mais doces sonhos/Do primeiro namorado/Maria lá do Mercado/Com a farinha branquinha/Maria dos seresteiros/Dos cantadores, poetas/ Maria das voltas na Praça/Das conversas no Senado/Maria dos sinos plangentes / Maria das torres acesas / Da palmeira solitária/Que o raio não cortou/Maria da Baronesa / Maria do “Lindro Amô”/ Maria da Prefeitura/Da Rua do Imperador/Do Convento dos Humildes/ Da Maternidade, das pontes/ E da estação do trem / Que passa e apita tristonho / Maria de todo sonho / Maria do meu Motriz / Maria das arraias/ Que voam soltas no céu / Maria do chafariz / Maria da música, da harmonia/ Dos pratos e do pandeiro/ Das festas de fevereiro / Maria das chegadas / E também das despedidas / Maria de tantas vidas /Maria dos Hospitais / Dos médicos, das enfermeiras / Maria do nunca mais / Maria do cemitério /Maria do sempre / Do agora / Maria de toda hora / Maria do meu passado/ Do meu futuro também / Maria da vida toda / Maria que eu quero bem / Maria de escolas pobres / De crianças sem brinquedo / Maria do nosso medo / Maria de analfabetos /Maria do A B C / Maria de Mãe Canô /Da saudade de meu Pai /Maria dos meus irmãos / Maria dos meus amigos / E dos amigos que perdi/ Maria das minhas filhas / Dos meus netos, meus alunos/ Maria dos sentimentos / Das mais doces emoções / Pelo amor do Teu Jesus/Guarda nossos corações.

Foto: Festa de Nossa Senhora da Purificação. Fonte: IPHAN.

2 comentários:

  1. Mabel: a leitura da Ladainha de Santo Amaro é um poema, embala e envolve; enfim, emociona. Obrigada por postar aqui, dando oportunidade para que várias pessoas possam fazer a leitura.

    ResponderExcluir
  2. Mabel, se Maria já te amava antes dessa bela oração-poema, como será daí em diante?

    ResponderExcluir